Conheça a Cultura Americana

Veja algumas dicas para se dar bem por lá

Certamente, você que está planejando se mudar para os Estados Unidos, em 2018, deve ter muitas dúvidas sobre como são os costumes, serviços e a convivência entre as pessoas. Desde já, fique calmo. Tudo é uma questão de adaptação.

Começando pelo idioma, mesmo que você seja fluente, é recomendável sempre estar se aprimorando. É importante se comunicar com perfeição, pois diferente de um período de férias, onde os americanos se esforçam pra entender e ajuda-lo, agora como morador local eles não têm obrigação mais de fazê-lo. Uma dica de residentes mais antigos no país é ter humildade, pois caso não entenda algo que foi dito, seja gentil, explique que ainda está aprendendo o idioma, pois chegou recentemente para morar.

O Brasil ficou para trás. Seja receptivo os novos costumes. Agora você está diante de uma nova cultura, língua e pessoas que cresceram diferente de você então, tudo será diferente. Quanto mais cedo perceber isso, mais fácil será sua adaptação.

Conheça bem a sua vizinhança onde irá morar. Assim como no Brasil, nos Estados Unidos existem também os serviços básicos como hospitais, prefeitura, supermercado e o principal que é a Secretaria de Estado (Secretary of State), onde se resolvem a maioria das burocracias como carteira de motorista, documentos de veículos e etc. Seria como o ‘Poupa Tempo’, de São Paulo.

Os americanos tem a prática de fazer tudo. Na hora de abastecer, por exemplo, é você que é o frentista. Fique ligado no processo, estacione corretamente porque as mangueiras das bombas são curtas. Se for pagar no cartão, é só seguir as orientações descritas na bomba, caso o pagamento seja em dinheiro, verifique o número da bomba, vá até o interior da loja e pague o valor que irá abastecer.

A cultura do ‘faça você mesmo’ também aparece em lava-rápidos e até nos supermercados, como o ‘Self-Checkout’, onde você mesmo passa as compras no leitor de código de barras, paga e empacota os produtos. Caso opte por um caixa com atendente, o funcionário irá fazer todo o processo, inclusive empacotar, neste caso, ao final da compra, se decidir pagar no débito terá a opção ‘Cashback’, que é a opção de sacar o dinheiro em espécie ali mesmo, te poupando a ida até um banco ou à caça a um caixa eletrônico.

Na terra de Donald Trump, as empregadas domesticas são bem caras e, geralmente, é você mesmo que limpa sua residência. Se tem uma coisa que dificilmente você terá dificuldade nos Estados Unidos se compararmos com o Brasil é na compra de mercadorias. Se você comprou uma coisa e ela está dando problemas, é só você se dirigir ao estabelecimento onde adquiriu o produto e trocar/devolver, tudo de imediato. Nesses casos, geralmente eles devolvem o valor da mercadoria em dinheiro ou estornam o valor do seu cartão, mas pra isso é importante sempre ter em mãos a nota fiscal e, no caso de roupas, que elas estejam com a etiqueta.

Para mais informações ligue (11) 2172-2201